OAB Caratinga marca presença em evento de comemoração dos 10 anos do Direito na Escola
A presidente da Comissão Direito na Escola da 8ª Subseção da OAB/MG, Ingrid Brenda de Almeida Santana, marcou presença no evento DNE Experience 2024, comemorativo dos 10 anos do programa Direito na Escola. O evento, realizado neste sábado (8) no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte, reuniu mais de 2 mil participantes, destacando-se como uma celebração significativa para a advocacia mineira.
O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, ressaltou a importância do programa Direito na Escola, considerado um dos pilares da atual gestão. “Em todas as escolas brasileiras, para todas as crianças e adolescentes, é indispensável o ensino de noções básicas de direito e cidadania, de deveres e direitos. O Direito na Escola tem o potencial de transformar nossa sociedade para que tenhamos cidadãos mais cônscios de seus deveres e direitos. É uma das vertentes de atuação da OAB que mais cumpre nossa missão institucional de transformar positivamente a sociedade em favor das próximas gerações, além de ser uma nova oportunidade de carreira para advogados e advogadas”.
Ao abrir o evento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Gustavo Chalfun, destacou a valorização da advocacia e a criação de condições de trabalho para os profissionais da área. “O Direito na Escola, que teve sua semente plantada e hoje germina ao ter esse auditório tomado por pessoas que querem conhecer para propagar o direito nas escolas, trabalha para que cada município reconheça a importância do direito e institua essa disciplina nas grades curriculares. Temos que abraçar esse projeto enquanto seres humanos e advogados, formando um batalhão da cidadania”.
O professor e diretor do Departamento de Educação da OAB-MG, Lucas Andrade, destacou a contribuição do projeto para a cidadania. “A OAB Minas dá um passo muito grande, nesses 10 anos de projeto, em prol da cidadania ao contribuir com a educação em escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, para a inserção da ciência do direito como currículo. Ensinar direitos e deveres para crianças e adolescentes contribui para uma sociedade mais consciente”.
Denise Torquato, presidente da Comissão Direito na Escola da OAB Minas, enfatizou a relevância do projeto. “O Direito na Escola é referência para o Brasil. Nenhum outro estado dá tanta importância para a educação nas escolas de ensino do direito quanto a OAB Minas. A experiência Direito na Escola vai além de palestras jurídicas, é sobre conviver e transformar Minas Gerais através do ensino do direito”.
A programação do evento incluiu debates sobre temas como a replicabilidade do método, a história do Direito na Escola e estudos de casos de sucesso. Além disso, 14 instituições foram agraciadas com o prêmio OAB Certifica, em reconhecimento às escolas que promovem a educação cidadã e a redução da violência escolar.
Também participaram do evento o secretário-geral, Sanders Alves; o tesoureiro, Fabrício Almeida; e o tesoureiro adjunto, Marco Antônio Freitas, reforçando o compromisso da OAB Minas com a educação e a cidadania.