Subseção de Caratinga marca presença nos eventos “BLACK WOMEN TALKS” e 1º Colégio de Lideranças Negras da OAB-MG
Nos dias 25 e 26 de julho de 2024, a advogada Doriane Carvalho representou a Subseção de Caratinga nos eventos Seminário “BLACK WOMAN TALKS” e 1º Colégio de Lideranças Negras das Subseções da OAB-MG, realizados no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG.
A abertura do Seminário Black Women Talks, ocorrido na manhã do dia 25, foi conduzida pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, na sede da Seccional Mineira. Promovido pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial e pela Escola Superior de Advocacia (ESA OAB-MG), o evento celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Durante a abertura, Sérgio Leonardo enfatizou que a atual gestão da OAB Minas Gerais tem como foco a inovação e o avanço, com a inclusão sendo um dos pilares fundamentais. Ele ressaltou a importância da equidade racial na OAB e a necessidade de eventos que honrem figuras históricas como Tereza de Benguela e Esperança Garcia. “Precisamos ser bons ouvintes, aprender e participar de eventos como este para compreender a situação”, destacou.
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo, também participou da abertura, homenageando todas as mulheres negras presentes e lembrando daquelas que as inspiraram e motivaram. “Tereza de Benguela está conosco”, afirmou, em uma referência simbólica.
O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Colen, frisou que o dia 25 de julho é tanto de comemoração quanto de reflexão e luta. Ele questionou como a advocacia e a OAB podem resolver problemas estruturais de discriminação racial e de gênero, destacando a importância de colocar pessoas negras em posições de liderança e garantir a defesa vigorosa das prerrogativas da advocacia preta.
Gustavo Chalfun, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG), elogiou a concretização de ações efetivas pela atual gestão, afirmando que a CAAMG continuará apoiando eventos históricos como este.
Valter Lobato, diretor-geral da ESA, expressou seu orgulho em realizar eventos que promovem a inclusão e o progresso da advocacia. “É possível caminhar e evoluir, desde que haja vontade das pessoas envolvidas”, concluiu.
No evento foram abordados temas como Desafios e Conquistas na Carreira Jurídica das Mulheres, Saúde da Mulher Negra e A Importância da Autoafirmação da Mulher no Mercado de Trabalho. Houve também uma homenagem às mulheres e a entrega da 1ª Edição do Prêmio Somos Todas Tereza de Benguela.
No dia 26 de julho, ocorreu o 1° Colégio de Lideranças Negras das Subseções da OAB-MG, um momento de reflexão e proposição de soluções que garantam o exercício livre da defesa, a proteção das minorias e a evolução democrática, valorizando e fortalecendo o papel das advogadas e advogados negros.
A participação da advogada Doriane Carvalho nesses eventos reflete o compromisso da Subseção Caratinga em promover a igualdade racial e a inclusão no meio jurídico, reforçando a importância da representatividade e da luta por direitos igualitários.