Presidente da Comissão OAB Jovem da Subseção Caratinga participa do Encontro Estadual da Jovem Advocacia em Belo Horizonte

19 de julho de 2024 Eventos OAB/MG 0

A Seccional Mineira da OAB-MG abriu oficialmente o “Encontro Estadual da Jovem Advocacia” nesta quinta-feira (18), no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. O evento reuniu, no primeiro dia, mais de 600 participantes e prosseguirá nesta sexta-feira, das 9h às 18h, com sete painéis e 12 palestras ministradas por advogados brasileiros renomados, abordando temas atuais de relevância nas diversas especialidades do Direito.

A presidente da Comissão OAB Jovem da Subseção Caratinga, Jéssica Ferra, que está participando do evento, destacou a importância da iniciativa para a integração e fortalecimento da jovem advocacia.

O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, destacou diversas ações da gestão focadas na jovem advocacia, como a anuidade reduzida com pagamento facilitado, o fomento às boas ferramentas de marketing jurídico, a disponibilização de certificado gratuito, o primeiro site profissional e a retomada do pagamento dos dativos, que impacta toda a advocacia. Sérgio Leonardo também ressaltou os incentivos à educação continuada da jovem advocacia, bem como estratégias e o emprego da tecnologia para a inserção no mercado de trabalho. “Nossa missão é transformar positivamente a sociedade em favor da advocacia e da cidadania. O maior desafio que enfrentamos na OAB de Minas Gerais foi recuperar o sentimento de pertencimento para que a advocacia se reconectasse com a Ordem dos Advogados do Brasil, e tenho muita alegria em sentir que tivemos sucesso nesse intento. Porque soubemos ouvir as vozes da advocacia e, assim, nossas vozes passaram a ecoar os anseios legítimos da classe para que todos voltassem a ter orgulho de dizer ‘eu sou advogado, eu sou advogada, eu sou a voz do cidadão perante o sistema de justiça, eu faço parte da Ordem dos Advogados do Brasil'”, finalizou Sérgio Leonardo.

Para o presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, os jovens advogados são o futuro da advocacia. “Acima de tudo, a advocacia é maior que qualquer desafio. Nós todos, quando defendemos nossos semelhantes na busca pela liberdade, pelo patrimônio, exercitamos a vocação de servir ao próximo. Quando se planta uma semente, é para que ela germine e gere frutos sólidos, e são estes jovens advogados os frutos sólidos”, afirmou.

O presidente da Comissão OAB Jovem, Paulo Henon, salientou que “o encontro representa a conquista, cada dia mais sólida, de uma união da classe com todos os advogados de fato integrados à OAB-MG. Eles agora estão dentro da entidade, usufruindo de tudo o que ela oferece e contribuindo para que a instituição fique cada vez mais forte”.

O assessor especial da presidência, Moysés Monteiro, foi homenageado com a entrega da placa de Membro Honorário Vitalício da Comissão OAB Jovem de Minas Gerais. O título é um reconhecimento ao legado de sua passagem pela presidência da Comissão OAB Jovem de Minas Gerais nos anos de 2016 e 2017 e sua contínua dedicação à causa da jovem advocacia brasileira. “A OAB-MG, valorizando a jovem advocacia como o faz, mantém acesa a chama de uma prestação de serviço sempre com gás e calor, com a centelha da justiça sempre acesa, porque a juventude é assim, ela não aceita nada de pior, ela sempre quer o melhor em nossas vidas”, ressaltou Monteiro.

O advogado e mestre em IA, Paulo Nicholas, ministrou a palestra magna “Sucesso no Direito”, abordando seis passos básicos: “acreditar em você mesmo; se conhecer; não depender de ninguém; ter muita criatividade; trabalhar em grupo e, o último e mais importante, ser muito persistente. Nada na vida vem fácil. Tem que ser muito ralado, com muito suor, muito sangue, muitas lágrimas para o sucesso valer a pena e você curtir e dar valor àquilo que conquistou”.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversos representantes da OAB-MG, incluindo a vice-presidente, Ângela Botelho; o secretário-geral, Sanders Alves Augusto; o diretor de Eventos, Diogo Lustosa; e a diretora de Apoio às Subseções da OAB Jovem e Coordenadora do Encontro da Jovem Advocacia de Minas Gerais, Ana Beatriz Lacerda Simão. Estiveram presentes também a diretora da OAB Jovem, Cíntia Delfino, representantes do Conselho Federal, conselheiros seccionais, presidentes de comissões e de subseções. O evento ainda contou com as presenças do diretor da ESA/OAB-MG, Valter Lobato, e do presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), André Almeida Garcia.